Pesquisa personalizada

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Estiagem em Santiago/RS

Santiago está em emergência por causa da estiagem que já provocou perdas no milho que chegam a 70%.
A falta de chuva em Santiago levou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural à medida extrema de decretar situação de emergência na cidade. A decisão foi tomada na quarta-feira à tarde, depois de uma reunião em que os dados apresentados por representantes do segmento dos produtores foram desanimadores. O principal motivo para o decreto são as perdas na agricultura – no milho, chegam a 70% .
– A gente fica triste de anunciar a situação de emergência, mas é uma obrigação que o município tem. Dessa forma, os produtores podem dilatar os prazos de seus financiamentos, por exemplo – conta o secretário de Agricultura e Pecuária de Santiago, Liberato Bochi.
O prefeito Julio Ruivo (PP) encaminhou ontem à Defesa Civil do Estado o decreto, que é válido por três meses. Levantamentos e fotografias também devem ser enviados na semana que vem, para comprovar a situação. A confirmação do decreto ocorre depois que uma equipe da Defesa Civil vistoriar o município.
A situação também é preocupante para as famílias que moram no interior de Santiago. Atualmente, mais de 60 famílias são abastecidas com água fornecida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. A localidade mais afetada é a de Boqueirão. Segundo Bochi, a situação pode ficar pior, já que há uma fila de 400 pedidos de construção de açudes, em 25 localidades diferente.
– E estão chegando mais pedidos todos os dias. A situação é grave. A estiagem vem desde novembro, só deu folga em fevereiro – conta Bochi.

As perdas até o momento:
* FUMO 20%
* SOJA 40 %
* GADO DE CORTE 40%
*FEIJÃO 50%
*HORTALIÇAS 50%
*MANDIOCA 50%
*LEITE 60%
*MILHO 70%

Nenhum comentário: