Pesquisa personalizada

domingo, 4 de janeiro de 2009

História de Santiago/RS

Santiago localiza-se a latitude 29º11'30" sul e a longitude 54º52'02" oeste, esta a uma altitude de 409 metros, e possui uma área de 3.264,3 km².
As referências sobre o local onde se situa o Município de Santiago datam da época em que ocorreu a ampliação das Missões do Paraguai, quando os Jesuítas, alcançando a margem oriental do rio Uruguai, fundaram povoações no Rio Grande do Sul, no século XVII.
De acordo com o advogado e historiador Valdir Amaral Pinto, Santiago foi um território habitado pelos índios e se constituía numa parte da Estância Jesuítica de São Miguel. Era a Estância de São Thiago ou Santiago. Foi construída no Município a Capela de São Thiago, que pertencia a essa Estância de São Miguel e que se situava, de acordo com pesquisas de historiadores, no local que é hoje a Fazenda da Forqueta, de propriedade da sucessão de Dona Joaquina Lopes, a 15 Km do centro da cidade. Neste local, até 1930 podia-se constatar a existência de paredes de pedras.
Em 1756, houve a Batalha de Caiboaté, no interior do Município de São Gabriel, onde tombou em combate o cacique Sepé Tiaraju, e os índios sobreviventes, regressaram às Missões, e rezaram a 1ª missa em memória de Sepé em Santiago. Chamava-se, então, de Boqueirão a abertura que permitia o trânsito de tropas e e pessoas que deslocavam-se das missões para a fronteira, e evitavam enfrentar a mataria e as serras de Jaguari.
Em 1834, Arsene Isabelle, diplomata francês radicado em Montevidéu, em viagem pelas regiões missioneiras, refere-se à localidade de Boqueirão de Santiago, onde registra a existência de três ou quatro chácaras e estâncias, constatando a escassez de habitantes.
Os Polacos começaram a chegar por volta de 1880, com o estabelecimento da colônia de Jaguari, estendendo-se até as localidades de Sanga da Areia e Ernesto Alves. Os alemães e os italianos foram predominantes no fluxo de imigração européia na região missioneira, elementos de outras nacionalidades também trouxeram sua valiosa contribuição, como suíços, belgas, poloneses e franceses. Em síntese, as colônias estabelecidas a partir de 1860 na região missioneira proporcionaram diversificação de tipos humanos no Município de Santiago, como nos Municípios vizinhos, de procedência predominantemente européia.

Santiago, foi “Povinho” até 26 de dezembro de 1866, quando passou a ser designada “Freguesia de São Thiago do Boqueirão” e a condição de “Vila” a 4 de janeiro de 1884, (data em que está comemorando atualmente seu aniversário), e finalmente elevada à categoria de cidade em 31 de março de 1938.

Atualmente a população é 50 mil habitantes e a cidade tem o comercio como o principal setor produtivo seguido pelo agronegócio. Santiago atende à microrregião em setores como: saúde e Educação Superior. Santiago é conhecida como Terra dos Poetas, devido a grande diversidade de artistas que aqui nasceram ou vieram fixar residência.

Nenhum comentário: