
Foi em 1.962 que passou a chamar-se Grupo Escolar Vila Leste. Portanto, o Decreto 25.300 de 21-01-1.977 passou a denominá-la Escola Estadual de 1º Grau Thomás Fortes.
Atualmente é Escola Estadual de Educação Básica que conta com alunos do pré-escolar até o 3º ano do Ensino Médio, somando 1.100 estudantes.
Os moradores mais antigos de Santiago e alguns de seus familiares que aqui residem, não se conformam com o nome escrito no prédio da frente do Educandário: "Escola Tomás Fortes". O nome está errado. O homenageado, que era dono de todos aqueles terrenos que constituem o Bairro Alto da Boa Vista tinha seu nome grafado como Thomaz Alcântara Fortes. Inclusive em algum documento da Escola consta como Augusto Tomás Fortes, o que não é verdade. Ele nunca se chamou "Augusto".
O cidadão Thomaz Alcântara Fortes era natural do município de São Francisco e foi casado com a senhora Conceição Jornada Fortes, ou vó Ceiça, para os íntimos. O casal teve os seguintes filhos: Senhora Maria, casada com Aldemar Garcia, Milton, casado com Maria Lopes Fortes, senhora Zaíra, casada com Cláudio Brum dos Santos, Wilson, casado com a senhora Gioconda Jornada Fortes, senhora Tereza, casada com Rodoaldo Pereira Machado e João da Jornada Fortes, casado com a senhora Léa A. Fortes.
Documento arquivado na escola consta como se a mesma estivesse localizada na rua 7 de Setembro, o que também não é verdade. A rua que passa em frente ao colégio é denominada Ignácio Gomes dos Santos. O atual diretor chama-se professor Aldemir Martins Machado e conta em seu quadro com mais de 70 professores.
No próximo ano a escola Thomaz Alcântara Fortes estará completando seu cinqüentenário. Esperamos que até lá sejam corrigidos os nomes do senhor Thomaz bem como, o endereço da Escola.
Hoje, em Santiago, o Thomaz Fortes é tido como um dos melhores educandários. Por isso merece nossa admiração e respeito.
Esta página foi escrita a pedido dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio, Sandro Ramos, Élen Viana, Karine Lavarda, Juliano e Wagner, atendendo trabalho escolar da professora Neila, formada em História. Portanto, professora, dê aos alunos os dois pontos prometidos. Apesar deles serem solteirões, são muito simpáticos.
Texto extraído da coluna do Barbela no Jornal Expresso Ilustrado.
Nota do Editor: Para mim é muito emocionante publicar este postagem, pois foi na Escola Thomás Fortes que iniciei minha caminhada pelo mundo acadêmico, pelos idos de 1984 ingressei na 1ª série do 1º Grau (atualmente chamado Ensino Fundamental) e em 1991 conclui a 8ª série, tendo que ir estudar na Escola Cristovão Pereira, pois à época no Thomás Fortes não havia 2º Grau (atual Ensino Médio). Mas da época do Thomás tenho ótimas lembranças e ficaram amigos e colegas na memória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário