Pesquisa personalizada

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Vândalos em Santiago/RS

Um dos pontos turísticos mais visitados de Santiago está ameaçado. Segunda-feira à noite, a Gruta Nossa Senhora de Fátima, no distrito de Ernesto Alves, foi transformada em um cenário de total desrespeito e vandalismo. No local, que, desde 1956, atrai visitantes e peregrinos de vários países, marginais quebraram todas as estátuas. Alguns detalhes na depredação chamaram a atenção da polícia: os olhos das imagens foram perfurados e, no altar, onde ficava a santa que dá nome à gruta, estavam dois bonecos de pano molhados.

A ação assustou fiéis, moradores e autoridades. Os zeladores foram os primeiros a ver o estrago. Às 9h de ontem, eles chegaram para cumprir suas funções diárias: limpar e organizar a gruta. Tiveram de conter a emoção quando viram o desrespeito com as imagens.

- Foi triste ver nossos objetos de fé estraçalhados. Fiquei com dor no coração quando vi as santinhas quebradas - contou a zeladora Dionete Maria Dadiap.

Recentemente, o local foi reformado para ganhar ares de balneário. O acesso foi asfaltado e, nas margens do Rio Rosário, foram construídos churrasqueiras, bancos e banheiros. Porém, nenhum destes itens foi atacado.

Para a polícia, apesar de a investigação ter começado ontem, a depredação pode ter sido feita por membros de outras religiões.

- Ainda é cedo para apontar algum culpado, mas os vestígios apontam para adeptos de outras crenças. As cabeças foram arrancadas, e as placas de agradecimento, quebradas ou entortadas. Além disso, encontramos uma espécie de despacho junto ao altar - contou o inspetor da Polícia Civil Carlos Alberto Dorneles Peicha, referindo-se aos bonecos de pano.

Segundo a prefeitura, as obras de restauração devem começar ainda hoje. Algumas peças não terão condições de ser recuperadas, por causa do estado em que ficaram.

Para o pároco da cidade, Ernesto Mengarda, 64 anos, a atitude é lamentável. Ele afirma estar chocado com as cenas que viu no local de fé e peregrinação, onde já realizou diversas missas.

A punição para esse tipo de crime, faltar com respeito a objeto religioso, pelo Código Penal, é de prisão de um mês a um ano.

Importância - Nossa Senhora de Fátima é uma das santas mais populares da Igreja Católica. A fama começou em 1917, em Portugal, quando três crianças viram as sete aparições dela. No dia 13 de julho de 1917, na terceira aparição, Fátima revelou os famosos três segredos, que seriam o começo da 1ª Guerra Mundial, em 1918, o atentado ao Papa João Paulo 2°, em 1981, e o fim do comunismo, em 1989, com a queda do Muro de Berlim, na Alemanha.

Fonte: Diário SM, e foto Arami Fumaco.

Nota do Editor: É de uma estupidez absurda esta atitude criminosa, pois a tolerância religiosa é o mínimo que se espera em uma democracia, e atualmente o turismo religioso esta em alta no mundo tudo. Estes criminosos devem mostrar seus rostos e assumir este crime.

Um comentário:

silvana disse...

Fico triste quando escuto uma notícia dessas sobre minha cidade saí daí em 1991,sempre volto no fim de ano, moro muito longe, na Bahia mas sinto orguylho e saudades da minha terra...