Pesquisa personalizada

domingo, 6 de abril de 2008

Saúde: Hipertensão Arterial

Hipertensão Arterial ou pressão alta:

A pressão arterial é a força que o fluxo sangüíneo exerce nas artérias. Através de sua medição, dois valores são registrados: o maior, quando o coração se contrai bombeando o sangue (pressão sistólica) e o menor, quando o coração relaxa entre duas batidas cardíacas (pressão diastólica)

Cuidados: obesidade, vida sedentária, estresse e ingestão excessiva de bebidas alcólicas ou sal na alimentação podem agravar a situação das pessoas predispostas a ter pressão alta.

Sintomas: A hipertensão arterial ou pressão alta é chamada de "ASSASSINA SILENCIOSA" porque geralmente não causa qualquer tipo de sintoma durante muitos anos até que um orgão vital ( coração, cérebro ou rins) seja afetado. Aumento do coração, o qual pode ocasionar sua falha, aneurismas nos vasos sangüíneos, mais comumente na aorta e artérias no cérebro, pernas e intestinos, estreitamento dos vasos sangüíneos nos rins, o que pode causar a falha destes, "Endurecimento" precoce de artérias pelo corpo, especialmente aquelas no coração, cérebro, rins e pernas. Isso pode causar ataque cardíaco, infarto, falha nos rins ou amputação de parte da perna e sangramento ou ruptura de vasos sangüíneos nos olhos, o que causa alterações na visão e pode resultar em cegueira.
Pressão: Até              120 x 80 é NORMAL
                Até              139 x 89 PRÉ-HIPERTENSO
                Acima de 140 x 90 PRESÃO ALTA

Nota do Editor: Não importa a idade, é necessário verificar a pressão arterial com regularidade, é a única maneira de diagnosticar esta doença grave.

Nenhum comentário: