Pesquisa personalizada

sábado, 18 de julho de 2009

A cultura nos trilhos certos em Santiago RS


SANTIAGO - RS

A cultura nos trilhos certos

Estação ferroviária deve ter reforma concluída em setembro para receber diferentes atividades

Os apitos dos trens de passageiros não soam mais na Estação Ferroviária de Santiago desde 1982, mas um projeto da prefeitura promete trazer de volta um barulho dos bons. Em cerca de quatro meses, o local deve ser transformado em um centro cultural, com direito a exibição de filmes, museus e apresentações culturais, como a da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), programada para 29 de setembro, data marcada para a reinauguração. O prédio ficou mais de uma década abandonado, mas, desde 2006, vem sendo reformado pela prefeitura, sempre de forma a manter as características originais da construção, inaugurada em 1936.

Atualmente, está em andamento uma licitação para reforma da parte elétrica dos prédios e de pintura geral, para deixar o prédio em condições de uso e atender às novas atividades. Os banheiros também ganharão uma nova cara.

Quando tudo estiver pronto, não faltarão opções culturais para a população de Santiago e os visitantes da cidade. No prédio principal, ficará a Casa do Conhecimento. O local terá espaço para acervos históricos e exposições culturais. Outra atração será o Museu Ferroviário.

O prédio ao lado da construção principal, que já foi restaurante, também será reformado. Ali será criado o Museu do Som e Imagem, oportunizando palestras e encontros. A Universidade Regional Integrada (URI) é parceira nesta empreitada, fazendo uso de um espaço reservado para o Cineclube Santiaguense (Cineclio), sob coordenação do curso de História, para mostra de filmes e documentários. No fim das contas, toda a estrutura estará preparada para receber grupos de estudantes e turistas.

Concha – Além da melhoria do prédio, a prefeitura pretende construir, no futuro, uma concha acústica no largo da estação. Outro desejo é aproveitar a área do açude da antiga Rede Ferroviária Federal – que já foi usado para abastecer as máquinas Marias-Fumaças – para um parque temático. Contatos com a Secretaria de Patrimônio da União já foram feitos nesse sentido.

O chamado Projeto Cultural de Santiago tem outras ambições, que incluem a reforma do antigo auditório (que fica ao lado da Câmara de Vereadores), as melhorias nos portais de acesso à cidade, a extensão da Rua dos Poetas e a criação da Passarela de Eventos, na Avenida Júlio de Castilhos. Todo o projeto está orçado em cerca de R$ 1,5 milhão – os recursos ainda estão sendo buscados junto ao governo federal e deputados.

Todo o cuidado é para preservar o passado histórico de Santiago, mas o olhar está voltado para o futuro, com o objetivo de oferecer opções culturais para a população local e atrair visitantes.

Ferrovia
O ramal de São Borja, partindo da estação de Dilermando de Aguiar, na linha Porto Alegre-Uruguaiana, foi aberto em 1919 até a estação de Jaguari. Somente 17 anos depois chegou a Santiago, para finalmente alcançar São Borja em 1938, onde se encontraria com a linha Itaqui-Uruguaiana-São Borja

Fonte: Jornal Diário de Santa Maria 18/07/2009 | N° 2240

Nenhum comentário: