Pesquisa personalizada

domingo, 3 de maio de 2009

Prefeito de Santiago/RS

Os 100 primeiros dias da administração do prefeito Julio Ruivo (PP)


Quais as dificuldades nestes 100 dias?

As novas metodologias de gestão precisaram ser implantadas com cuidado, mostrando para os funcionários e população os benefícios que trazem. Também foram muitos ajustes orçamentários. Tivemos o cuidado em não comprometer o que foi orçado, planejado. Sei que as necessidades da população e a expectativa vão além das finanças da prefeitura.


Algumas medidas que o senhor propôs chegaram a ser tidas como antipáticas?

Tiveram certa resistência, mas tudo se justifica com o objetivo de prestar um serviço de melhor qualidade para a população. Com relação aos dois turnos de trabalho, a produção é infinitamente superior. As tarefas são realizadas sem afogadilho e o cidadão tem acesso a todos os serviços em diferentes horários.


A receita caiu ou aumentou?

Temos um orçamento bem enxuto e não projetamos aumento, nos mantendo estáveis nestes primeiros 100 dias. Até vínhamos alertas em função da crise mundial e da redução de repasses. Mas Santiago está bem, pois há diversos municípios com problemas de receita.


Que resultados o senhor pretende tirar do Fórum de Desenvolvimento?

Espero que a sociedade participe e debata sobre as iniciativas e necessidades de Santiago. Será a primeira vez que população vai ter a oportunidade de opinar sobre o futuro da cidade. É um grande avanço da cidadania.
Alterações na cidade: trânsito, segurança...Temos o nosso planejamento urbano, mas vamos ouvir a opinião da população através do Fórum. A partir daí, vamos definir sobre asfalto, avenidas de acesso, estacionamento rotativo, rua dos poetas, melhoria dos passeios públicos, instalação de câmeras de segurança, ajardinamento, reformulação de praças e vários outros segmentos.


Em que aspectos se considera diferente do seu amigo, o ex-prefeito Chicão?

Nossos pensamentos são muito parecidos e nossas afinidades sempre foram grandes. Estou buscando aperfeiçoar a gestão que implantamos. Se houve erros, eu os cometi juntos e queremos aperfeiçoar. Meu desafio é não deixar a peteca cair, pois estamos sucedendo um governo que teve grande respaldo popular.


Chicão trouxe o Criança Feliz, Minha Casa etc. O que Ruivo irá trazer?

Todos esses projetos são inovadores e primaram pelo social. Espero deslumbrar outras oportunidades, como o Cidade Educadora, gerando o empreendedorismo e criando uma identidade cultural. Queremos investir em educação, gestão, desenvolvimento econômico e apoio aos pequenos negócios. Além dos investimentos em saúde. Essa secretaria é a mais trabalhosa, não tem dia ou horário e envolve vidas. Queremos nos estabelecer como pólo de educação e saúde. Também criamos a Secretaria de Gestão, como um fato novo.


Como está a relação com a Câmara?

Excelente, até porque tenho um vínculo por ter sido vereador. A única autocrítica é com relação à minha participação na Câmara, que está sendo pequena. Mas quero melhorar isso.


O que falta para o CEO deslanchar?

O Ceo (Centro de Especialização Odontológica) ainda precisa da liberação do Ministério da Saúde para o funcionamento do serviço de prótese. É que o orçamento da União ainda não foi aprovado. Esse serviço é caro e estava sendo mantido 100% pela prefeitura, custando em torno de R$ 25 mil mensais. O município teve a coragem de assumir e oferecer algo que existe em poucas cidades e nós temos esse privilégio.


Como tem sido a participação da 1ª dama, Gisele Ribeiro?

Ela é muito dinâmica e participativa. Tem contribuído muito nos eventos sociais. Agora ela quer intensificar um trabalho em relação à política do idoso e também pela Fundação do Instituto de Mama.


O que mudou em sua rotina?

Minha rotina não mudou. Estou apenas numa função de maior responsabilidade. E procuro dedicar tempo para a família, participando como posso.


Como está sua recuperação? ( Ruivo caiu de um telhado e fraturou as costelas)

Continuo com dor e tenho que ter alguns cuidados. Está sendo uma recuperação dolorosa e lenta. Felizmente a Gisele me ajuda muito e durante meses dependi dela até para levantar da cama e dirigir. Fiquei muito limitado fisicamente.


Mesmo assim, é dos primeiros a chegar e último a sair da prefeitura?

Chego todo dia às 8h e saio após as 17h30. Logo que puder, quero visitar todos os locais de trabalho e vistoriar as obras. Outro dia fiz isso na companhia do Toninho, que é um grande parceiro, experiente e está contribuindo muito com a administração.


Jogo Rápido:

Governo Yeda: Bom

Governo Lula: Bom

O que vê na TV: Noticias e esporte.

Seu time: Internacional

Gosta de ler: Jornais e meu livro preferido é Nunca Desista de Seus Sonhos, de Augusto Cury

Um filme: Coração Valente

Admira: Minha mãe, dona Delci

Para trabalhar comigo tem que ter pique

No meu trabalho não pode faltar vontade e equilíbrio

Um domingo perfeito é ensolarado

O que me tira do sério é preguiça

Se não fosse prefeito seria veterinário. É o que sou.
Imprimir

Fonte: Jornal expresso Ilustrado

Nenhum comentário: