Pesquisa personalizada

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Hemodiálise em Santiago/RS


Dia 06 de março será reaberto o serviço de hemodiálise do Hospital de Caridade de Santiago.
O serviço que era terceirizado foi interrompido há quinze anos atrás por se tornar inviável na época. O assunto voltou em pauta pelo administrador Ruderson Mesquita do Hospital de Caridade, que junto com a Provedoria resolveu reativa-lo buscando todos os meios possíveis. Quando tudo estava encaminhado, o Ministério da Saúde mudou o parâmetro nacional, onde a legislação em vigor exige 200 mil habitantes, enquanto que a região de Santiago possui 130 mil. A luta continuou e a situação se reverteu em favor do Hospital que através de muitas articulações, como do próprio secretário estadual da Saúde Osmar Terra, conseguiu ter o serviço aprovado que vai atender uma microrregião, além dos municípios de Mata e Cacequi.

A hemodiálise inicia com 36 pacientes e com 5 máquinas, entretanto em curto prazo outras 5 deverão ser adquiridas. Cada máquina custa cerca de R$ 50 mil, entretanto os investimentos ultrapassam a isso. Até o momento, entre estrutura física, estações de tratamento d’água e máquinas foram investidos R$ 700 mil.
Para quem necessitava viajar 11 mil quilômetros por ano, entre idas e voltas à Santa Maria e Rosário, agora às sessões que duram 4 horas ficarão menos desgastantes, apesar da debilitação natural que o paciente sofre. Já confirmaram presença na inauguração oficial da hemodiálise, o secretário Osmar Terra e a governadora Yeda Crusius. No dia 21, o Hospital vai abrir o serviço aos secretários de saúde e prefeitos da região para que se familiarizem com as equipes e ao trabalho a ser prestado a partir deste ano.

Nenhum comentário: