Pesquisa personalizada

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Crise da Cooperativa Triticola de Santiago/RS

O Empresário Irmo Sagrilo será o novo presidente da Cooperativa Regional Triticola Santiaguense LTDA. Segundo ele, a pressão foi grande por parte de várias pessoas para que assumisse a instituição, cujo atual presidente Leandro Ferreira está em fase de conclusão de seu mandato. O Sr. Irmo Sagrilo disse que pretende oficializar sua decisão na segunda-feira, depois de tomar ciência da situação da Cooperativa, que atravessa uma grave crise financeira. Irmo já começou suprindo o mercado da Cooperativa de carne, já que a mesma estava sem fornecedor, isso não demonstrou a intenção de vir a presidir a empresa.
O empresário pretende promover reuniões com pequenos e grandes agricultores onde vai solicitar dos mesmos ajuda no sentido de que coloquem na Cooperativa cerca de dois a três mil sacos, inclusive com possibilidade de redução de custos pela Cooperativa para poder movimentar a máquina funcional da instituição. Irmo Sagrilo defendeu a criação de um Conselho de Administração e Fiscal, para examinar toda a situação documental, evitando problemas financeiros, como o ocorrido. Afirmou que pretende fazer de tudo para salvar a Cooperativa da falência. Com relação aos devedores, o futuro presidente da Cooperativa observou que os mesmos devem se preparar para entrar em acordo e achar um jeito para pagar suas dívidas. Para Sagrilo, “não é justo que o pequeno produtor pague o preço dos grandes devedores”. O empresário fez questão de ressaltar que não está atribuindo culpa a ninguém, apenas todos devem colaborar para retirar a Cooperativa do vermelho, fazendo com que a mesma volte fortalecida para o mercado.

A dívida hoje da Cooperativa Regional Triticola Santiaguense LTDA é: bruta R$ 50 milhões e a dívida líquida é de R$ 25 milhões. De acordo com o atual presidente Leandro Ferreira, a instituição no entanto possui valor patrimonial compatível o que favorece condições de garantia.

Nenhum comentário: