Pesquisa personalizada

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

CNH para moto em Santiago/RS

Parte aulas de direção para quem vai tirar a 1ª CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para moto terá de ser feita em via pública. Até agora as aulas eram ministradas em pistas que "simulam" as situações enfrentadas pelo motociclista, é em circuitos fechados, que os alunos tiravam suas carteiras. A partir de 2009 as motos de auto-escolas irão às ruas. Uma resolução do Conselho Nacional do Trânsito (Contran) estabelece que, desde 1º de janeiro, para ter CNH para moto é preciso praticar no trânsito. A intenção, conforme diz a própria resolução do Contran, é diminuir os acidentes com motociclistas, que “estariam em constante crescimento” e “melhorar a formação dos condutores”. Na região centro , em 2008, morreram 28 motociclistas e caroneiros.

A mudança não agrada a todos. Tanto que o movimento nos CFCs aumentou em cerca de 40% no final de 2008. Muitos candidatos à primeira carteira quiseram fazer seus exames antes que as novas regras estivessem valendo. Enquanto isso, muitos estão receosos quanto ao fato de terem de levar alunos para as vias públicas.

Dúvidas – O vice-presidente do Sindicato dos CFCs do Rio Grande do Sul, Rodimar Dall’ Agnol, diz que a legislação não está tão clara assim e que restam muitas dúvidas:

– O preparo varia muito a cada aluno. Tem alguns que com 15 horas estão aptos, outros não. O que vamos fazer se ele completar a carga horária e não estiver pronto para ir para a rua? Ninguém explicou isso ainda.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), alunos que estão preocupados com a mudança podem ficar tranquilos. O Detran afirma que a resolução do Contran deixa claro que as aulas inicialmente serão nas pistas próprias para o treinamento dos motociclistas e que somente quando o aluno tiver pleno domínio do veículo será levado para a prática nas ruas.

Nenhum comentário: