Pesquisa personalizada

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Balneário de Santiago/RS

Segundo o Relatório de Balneabilidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM-RS):

Na Região Hidrográfica do Rio Uruguai:

está IMPRÓPRIA para banho a praia Rainha do Sol, no município de Manoel Viana
estão PRÓPRIAS para banho as praias do balneário São Simão (Cacequi), praia Passo do Real (Dom Pedrito), balneário Mata (Mata), praia das Areias Brancas (Rosário do Sul) e balneário Passo do Umbu (São Vicente do Sul). Ainda não estão disponíveis, pois falta a quinta coleta de amostras, as condições para banho nos balneários Passo do Silvestre (Itaqui), Fernando Schilling (Jaguari), Ernesto Alves (Santiago), Jacaquá e Poço das Pedras (São Francisco de Assis).

Critério: As análises tem como parâmetros as disposições da Resolução 274/2000 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Conama). Segundo elas, a água perde condições para balneabilidade quando duas das cinco coletas mais recentes apresentarem índices de coliformes fecais acima de 1.000 (mil) por 100 (cem) mililitros de água ou 800 (oitocentas) Escherichia coli (bactéria) também por 100 ml. Não há condições para banho, ainda, se a amostra mais recente indicar a presença de 2.500 coliformes fecais ou 2.000 Escherichia coli.
A Escherichia coli é um microrganismo tido como habitante natural da flora microbiana do trato intestinal dos humanos e da maioria dos animais de sangue quente, sendo, portanto, normalmente encontrada em suas fezes. Banhar-se em áreas poluídas pode causar problemas gastrointestinais e dermatológicos, entre outros, atingindo principalmente crianças, idosos e pessoas com redução nas defesas imunológicas.

Nenhum comentário: