Pesquisa personalizada

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Proteção Ambiental em Santiago/RS

Santiago é uma cidade que possui grande preocupação com o Meio Ambiente. Prova disso é que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente criou os Eco Pontos, locais credenciados a receber pilhas, baterias e lâmpadas, objetos que não podem ser jogados no lixo comum já que são altamente toxicos e prejudiciais ao meio ambiente e a saúde pública. Os santiaguenses contam com dezenas de opções para o descarte destes material através dos pontos credenciados que são a Ponto Cópias, o Posto Xamã, Posto Tecado, Posto do Macarrão, Posto Central (filial e matriz), Posto Ipiranga (Damian), Posto da Cooperativa, Posto do Batista, URI Campus, Ulbra-Pólo Santiago, Câmara de Vereadores, escolas municipais e estaduais e também na própria Secretaria de Meio Ambiente, localizado na rua General Canabarro, aos fundos da Prefeitura.

Nota do Editor:
Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos urbanos contendo elementos tóxicos. Esses resíduos são provenientes de lâmpadas fluorescentes, termômetros, latas de inseticidas, pilhas, baterias, latas de tinta, entre outros produtos que a população joga no lixo, pois não sabe que se trata de resíduos perigosos contendo metais pesados ou elementos tóxicos ou não tem alternativa para descartar esses resíduos.
As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais pesados considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. Dentre esses metais os que apresentam maior risco à saúde são o chumbo, o mercúrio e o cádmio.
Uma maneira de reduzir o impacto ambiental é o uso de pilhas alcalinas ou recarregáveis no lugar de pilhas comuns.

Nenhum comentário: