Pesquisa personalizada

domingo, 24 de agosto de 2008

Pesquisa Eleitoral em Santiago/RS

O Jornal Expresso Ilustrado contratou e divulgou a 1ª pesquisa eleitoral de 2008, a amostra foi extratificada por sexo, idade, escolaridade e renda familiar. A pesquisa foi registrada no Cartório Eleitoral de Santiago sob o número 01208/044/08, e realizada pelo Instituto Index com sede em Porto Alegre que entrevistou 600 eleitores santiaguenses. http://www.institutoindex.com.br/
A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Eis os dados:
Pesquisa Induzida:
1º) Júlio Ruivo (PP)- 52, 3%
2º) Sandro Palma (PTB-PPS) - 24,7%
3º) Vulmar Leite (PSDB-PMDB-PDT-DEM) - 12,3%
4º) Júlio Prates (PT) - 2,2%
Votos Brancos e Nulos: 2,7%
Eleitores Indecisos: 5,7%
Não opinaram: 0,2%


Pesquisa Espontânea:
Ruivo (PP) - 37,7%
Sandro Palma (PTB) - 20,5%
Vulmar Leite (Coligação Popular) - 8,8%
Chicão (que não é candidato) - 3%
Júlio Prates (PT) - 3%
Accácio Oliveira (não é candidato) - 0,2%
Não têm candidato - 26,8%

Avaliações dos candidatos:
Para Ruivo, a pesquisa mostrou que a campanha está no caminho certo. “Os resultados mostram o sucesso da nossa forma de administrar”, considerou o candidato do PP.

Sandro Palma, da coligação PTB-PPS, também se mostrou satisfeito por ocupar o 2º lugar. “Me sinto abençoado com esse resultado, porque a nossa campanha tem sido modesta e as pessoas estão nos aceitando. Digo mais: vamos ganhar essa eleição com uma diferença de apenas 112 votos.”, afirmou o candidato Palma.

Vulmar Leite, do PSDB, não apreciou os resultados. “Respeito as pesquisas, desde que não sofram influência do poder econômico ou da máquina pública”, disse Vulmar, que na última segunda-feira, após o painel do Sindicato dos Servidores Municipais, ironizou a pesquisa. “Não entendo porque o Ruivo me critica, se é o Sandro quem está em 2º nas pesquisas”

O candidato do PT, Júlio Prates, também discordou de seu percentual e ainda considerou que Vulmar é quem estaria em 2º. "Ruivo em primeiro eu concordo. Mas Vulmar é que está em segundo e eu tenho entre 6 e 7%", teorizou, criticando os resultados e afirmando que não acredita em pesquisas.

“Quem está atrás fala mal”- Gustavo Arais, sócio do Instituto Index, empresa que fez a pesquisa, observou que em 16 anos nunca viu alguém que estivesse em primeiro questionar. “Só quem está atrás é que sai difamando e dando contra. O discurso é sempre o mesmo”, afirmou. O Instituto Index possui credibilidade no centro do Estado, já que é o que faz pesquisas para a revista Voto e também já fez para vários jornais, entre eles, o Correio do Povo. Arais dá uma dica para os candidatos com menor índice. “Ao invés de saíram falando mal das pesquisas, que eles se preocupem em encontrar uma forma de conquistar os seus eleitores”. A pesquisa foi feita pelo Instituto Index no período de 03 e 04 de agosto, apurando a intenção de voto de mais de 600 eleitores nos diferentes bairros de Santiago e foi publicada no dia 15 de agosto. O intervalo de confiança é de 95%.

Nota do Editor: Tanto quem contratou a pesquisa, como quem a realizou não deve se colocar como detentor da verdade, uma pesquisa reflete intenções e não votos. Afinal estamos em uma democracia e as críticas e análises devem ser aceitas com sobriedade.

O que chamou a atenção deste editor foi o número elevado de eleitores que já estão decididos, somando os percentuais de todos os candidatos chega-se a 91,5%, ainda estamos no meio da campanha eleitoral. Outro dado que chama a atenção é que a pesquisa retrata que o eleitor santiaguense esta muito bem informado, pois o atual prefeito Chicão (PP) na espontânea obteve apenas 3% das intenções, e o vereador Accácio oliveira (PMDB) 0,2%, únicos que não são candidatos que foram citados, porém Chicão desfruta de um índice de popularidade elevado.

Dados da Eleição Municipal de 2004 em Santiago/RS, para o cargo de prefeito:
Total de Eleitores: 37.257
Votantes: 31.376 (84,22% do total)
Abstenções: 5.881 (15,78% do total)
Votos Válidos (nominais): 29.663 (94,54% dos que votantes)
Votos em branco: 763 (2,43 dos votantes)
Votos Nulos: 950 (3,03% dos votantes)

Nenhum comentário: