Pesquisa personalizada

domingo, 4 de maio de 2008

Internet...Comportamento...Santiago/RS

Alguns dados sobre o site Orkut, "rede social" para reflexão:
1- O Orkut é o site mais acessado do Brasil.
2- Esta é a classificação dos países que usam o Orkut: 1º Brasil 71,2%, 2º Índia 13,1%, 3º Estados Unidos 3,2%, 4º Paquistão 2,0%, 5º Paraguai 1,9%. Vale lembrar que o site vai desenvolvido nos Estados Unidos.
3- 80% dos usuários brasileiros do Orkut têm até 150 amigos em seu perfil.
4- Em média, a cada oito dias, 1 milhão de novos usuários ingressam no Orkut por meio de convites enviados por e-mail ou criando uma conta no Google.

Nota do Editor: Eis as dúvidas. Qual será a utilidade que nós brasileiros estamos dando para este site? Será um ferramenta para contatos profissionais e acadêmicos ou simplesmente lazer e entrenimento. Por que o Orkut deu tão certo no Brasil? Por que ele praticamente faliu em todos os outros países do mundo, mas sobreviveu e continua dando certo no Brasil?
Sugestões de outros site brasileiros de interesse público:
1- http://www.dominiopublico.gov.br/ Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.
2- http://www.presidencia.gov.br/ Este é o site da Presidência da República traz informações da ações do governo, além de oferecer legislação federal (Códigos, Decretos, Leis, Medidas Provisórias, etc...)
3- http://pt.wikipedia.org/ Esta é a enciclopédia livre construída pelos próprios usuários, sua atualização é praticamente em tempo real.
4- http://www.folha.uol.com.br/ O primeiro jornal em tempo real em língua portuguesa.

Nenhum comentário: