Pesquisa personalizada

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Biocombustíveis e a Fome Mundial

Uma séria advertência para a produção de biocombustíveis nos Estados Unidos e na Europa, por estarem causando aumento nos preços dos alimentos no mundo marcou o encerramento da reunião do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) ontem, em Washington.
Estudos mostram claramente que alguns dos biocombustíveis são responsáveis pela alta dos preços de alimentos. Ressaltou-se as diferenças entre o etanol brasileiro e os biocombustíveis de milho e canola, o etanol da celulose pode ser uma maneira de reduzir custos energéticos sem diminuir a oferta de alimentos. Houve uma queda no estoque de grãos no mundo de 2007 para 2008: Milho -4,8%, trigo -9,9% e Soja -22%.

Em outro relatório o Banco Mundial aconselha os governos do Oriente Médio e do norte da África a tomar providências já para evitar a escassez de água no futuro. As mudanças no clima se refletirão em menos chuvas em toda a região. A agricultura absorve 85% da água. Sobra pouco para uma população crescente. 


Nota do Editor: Alimentos têm que alimentar e gerar energia para seres vivos, não para motores deixando humanos morrer de fome.


Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora

Nenhum comentário: