Pesquisa personalizada

domingo, 30 de março de 2008

O perigo da depressão


A tristeza é o rosto mais conhecido da depressão, mas não é o único. A doença, presente em cerca de 10% da população brasileira, ainda tem faces desconhecidas que confundem pacientes, familiares e médicos. A maioria não sabe, por exemplo, que o mau humor crônico pode ser um sintoma de um tipo de depressão chamado de distimia. Mulheres com sensibilidade excessiva a críticas, irritadiças, compulsivas à mesa e sonolentas durante o dia podem estar sofrendo da depressão atípica, que afeta mais o sexo feminino. Nas crianças, a enfermidade pode estar escondida atrás de um comportamento birrento e desatento. Nos adolescentes, o abuso de álcool e drogas deve soar como um sinal de alerta.
Sem reconhecer os sintomas como parte de uma enfermidade grave, doentes sofrem anos sem saber, e o pior, sem procurar ajuda especializada. Um estudo realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre mostrou como a doença é subdiagnosticada no país. Ao examinar os pacientes internados no hospital por diferentes motivos, os pesquisadores descobriram que 33% deles sofriam de depressão sem nunca ter conhecimento disso.
Mais alguns sintomas: pessimismo, dificuldade de tomar decisões, dificuldade para começar a fazer suas tarefas, irritabilidade ou impaciência, inquietação, achar que não vale a pena viver; desejo de morrer, chorar à-toa, dificuldade para chorar, sensação de que nunca vai melhorar, desesperança, dificuldade de terminar as coisas que começou, sentimento de pena de si mesmo, persistência de pensamentos negativos, queixas freqüentes, sentimentos de culpa injustificáveis, boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora

Nenhum comentário: